Você já ouviu falar em RLE? Sabe como usar esta ferramenta? Acesse o conteúdo da Arbrent

O que é uma RLE e para que serve?

O que é RLE? 

O Registro de Licenciamento de Empresas, conhecido como RLE, é a forma mais atual de registro de empreendimentos no Distrito Federal. 

Para entender melhor sobre este assunto, é preciso voltar um pouco no tempo. Por isso, a  Arbrent reuniu todas as informações importantes para que, ao final da leitura, você saiba todos os detalhes sobre este serviço.

O RLE foi implantado como uma forma de aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a REDESIM, portanto está de acordo com a Lei nº 11.598/2018, que estabelece diretrizes para a unificação de sistemas utilizados para abertura de empreendimentos. 

A partir de então, a Rede Simples DF se tornou um canal para a facilitação de processos realizados por empreendedores do Distrito Federal. 

No canal é possível realizar procedimentos cadastrais, como a abertura e o fechamento de empresas, bem como a alteração e atualização de dados. 

O estado é o nono da federação a integrar o sistema digital de RLE, o que é um grande avanço para a desburocratização de processos empresariais no Brasil.  

Onde emitir o RLE Digital? 

O RLE do Distrito Federal emitido através da Rede Simples DF

No canal também é possível realizar a consulta da viabilidade de abertura de empresas, procedimento que tem como objetivo analisar se a escolha de localização do empreendimento é condizente com as atividades exercidas. 

A análise de viabilidade também permite comprovar se há empresas registradas na Junta Comercial sob o mesmo nome.

Para conhecer todos os passos para o RLE digital, o portal também disponibiliza um guia completo contendo a relação de documentos necessários e os tipos de consulta disponíveis para o empreendedor no próprio site.

Quem emite o licenciamento?

Como RLE digital, quem faz o licenciamento é o próprio empreendedor.  A integração de sistemas é uma das maneiras encontradas para que esse tipo de serviço se torne cada vez mais rápido e acessível.

Se antes, o processo de abertura de empresas no Distrito Federal poderia durar até meses, atualmente, com a documentação certa em mãos, é possível concretizar a mesma ação em questão de minutos. 

Quais as vantagens do RLE digital?

Por fim, a integração desses sistemas por meio digital coloca em prática um processo que visa simplificar o empreendedorismo brasileiro. 

Consultar documentação, realizar abertura e fechamento de empresas e acompanhar processos por meio de um portal unificado possui diversas vantagens, como a diminuição expressiva do tempo atribuído a essas atividades.

Além do tempo economizado, a unificação possibilita a eliminação de etapas manuais das solicitações, o que também diminui a incidência de erros.

Como consequência dessas diminuições, outra vantagem obtida com o RLE digital é a redução de despesas, uma vez que as idas à JC e a emissão física de documentação também se tornam cada vez menos necessárias ao empreendedor. 

Com todas as facilidades obtidas com o RLE digital, decidiu abrir seu empreendimento no DF? Consulte as soluções empresariais da Arbrent

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *