Para quem atua como médico especialista, se tornar Pessoa Jurídica pode fornecer vantagens. Leia o artigo da Arbrent saber mais.

Médico especialista PJ. Quais são as vantagens?

Médico especialista: Uma introdução

Para muitas profissões, se tornar Pessoa Jurídica pode apresentar grandes vantagens. Este é o caso do médico especialista, que, por muitas vezes, atua de forma autônoma a partir de seu próprio consultório, ou como parceiro de clínicas e hospitais, em uma relação de empresa para empresa. 

No artigo da Arbrent você vai descobrir como funciona a abertura de empresa para quem é médico especialista e quais são as vantagens desse modelo de trabalho para os profissionais da saúde. 

Médico especialista: Por que ser PJ?

Para começar, é importante responder à pergunta: Por que optar por Pessoa Jurídica quando se atua como médico especialista? 

Como resposta, pode-se citar o aumento de autonomia na atuação enquanto profissional da saúde, uma vez que, através da constituição de empresa, o profissional adquire a possibilidade de organizar seu cronograma de acordo com suas necessidades pessoais. 

Outra razão para que um médico especialista opte pela abertura de PJ é a maior facilidade para lidar com outras pessoas jurídicas, uma vez que se estabelece uma conexão profissional entre duas empresas, o que poderia se tornar mais complexo no caso de o médico decidir atuar como pessoa física. 

Além disso, há vantagens tributárias para o médico especialista que opta por atuar como PJ, uma vez que, a depender do tipo de empresa escolhida, o profissional poderá atuar como sócio, o que gera captação de lucros como pró-labore, o que por si só garante um modelo de tributação distinto do atribuído a pessoas físicas. 

Agora que você já conhece algumas das razões pelas quais um médico especialista pode escolher atuar como PJ, entenda como realizar a abertura de empresas a partir dos diferentes tipos de estabelecimentos reconhecidos no Brasil. 

Os diferentes tipos de empresa

Quando um médico especialista decide exercer suas funções como Pessoa Jurídica, o primeiro passo a seguir é realizar uma análise da situação de trabalho a fim de decidir qual o melhor modelo de empresa a ser adotado. 

Em geral, pode-se dizer que o MEI (Microempreendedor Individual) não é a melhor opção para esse tipo de trabalho, uma vez que este modelo permite que a receita anual do estabelecimento seja de no máximo R$81.000,00, além de só ser permitido a esse tipo de empresa a contratação máxima de um funcionário, que deverá receber até um salário mínimo ou o valor estipulado em piso para a profissão exercida. 

Muitos profissionais da medicina acabam optando pelo regime de Empresário Individual (EI), quando tem como objetivo atuar individualmente, sem que haja a incorporação de sócios no estabelecimento. 

Para os que desejam constituir uma organização societária, em que o exercício de medicina seja realizado por mais de um profissional engajado nas atividades profissionais e na participação ativa enquanto membro constituinte do estabelecimento, existe a opção das sociedades. Entre as possibilidades, deve-se analisar a que melhor se adequa à situação do médico especialista que deseja atuar dentro do modelo empresarial. 

Agora que você já conhece as vantagens de PJ para médico especialista, conheça os serviços de contabilidade para saúde da Arbrent.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *