O planejamento médico contábil é uma ferramenta de extrema importância para a gestão da carreira médica. Quer saber mais? Leia o conteúdo da Arbrent.

Otimize Sucesso com Planejamento Médico Contábil

Para que serve o planejamento médico contábil?

O tema principal do artigo de hoje é a importância do planejamento médico contábil. Para isso, a Arbrent explica em detalhes como profissionais da área médica podem se organizar com as contas, a fim de reduzir gastos e evitar pagamentos indevidos. 

Para começar, é preciso ressaltar a importância do planejamento financeiro para o sucesso profissional. 

Planejar e tomar os cuidados necessários com a contabilidade  faz parte do processo de amadurecimento financeiro, seja para quem atua como Pessoa Física, seja para profissionais autônomos e empresas. 

Quem atua na área médica pode ver esse tipo de tarefa de maneira um tanto complexa, uma vez que a modalidade das atividades remuneradas pode variar.

Um médico pode assumir a responsabilidade de um cargo a partir da CLT, por exemplo. Nesse caso, ficam resguardados os direitos e deveres do profissional, em concordância com a lei.

Mesmo nesse caso, é comum que médicos tenham que lidar com a ocorrência de horas-extra, folgas trabalhadas e prorrogação de turnos. 

Portanto, é preciso estabelecer um meio de acompanhar os recebimentos mensais para que o cálculo de Imposto de Renda seja feito de maneira adequada.

Há também, em muitos casos, médicos que atuam por conta própria, prestando serviços a diferentes clínicas.

O dinamismo da área, além da possibilidade de maiores ganhos, permitem que o profissional transite em diferentes espaços, o que é um incentivo a mais para a atuação enquanto Pessoa Jurídica.

Nestes casos, há outras questões a serem observadas, pois a abertura de empresas segue outras diretrizes para o pagamento de impostos, sendo o próprio profissional responsável por fazer o recolhimento nas datas estipuladas.

Por essa razão, muitas empresas médicas utilizam recursos para a otimização dos cálculos para pagamentos de impostos e recebimentos. 

O planejamento médico contábil sendo realizado por escritórios especializados que fornecem serviços como controle de fluxo de caixa, automatização de pagamentos, emissão de notas fiscais e avaliação tributária.

Como fazer planejamento médico contábil?

Para realizar um bom planejamento médico tributário, é preciso manter o controle constante do fluxo de caixa.

No caso da atuação como empresa, é importante separar o que é proveniente das atividades desenvolvidas enquanto companhia e o que é pessoal. 

Em todo caso, também é de grande importância conhecer as obrigatoriedades fiscais às quais estão sujeitos os médicos.

Para quem atua através da CLT, parte dos descontos surgem na própria folha de pagamento, em tributos como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda de Pessoa Física  (IRPF).

Já para profissionais autônomos, as obrigatoriedades fiscais são o Imposto Sobre Serviço (ISS), o INSS e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Empresas cadastradas no Simples Nacional devem realizar recolhimento de impostos como o Documento de Arrecadação Simples (DAS).

Empreendimentos cujo regime de tributação se dê através de Lucro Presumido realizam recolhimento de impostos, como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), trimestralmente.

Para companhias com a tributação por Lucro Real, o recolhimento feito uma vez ao ano. 

Escolher o melhor regime de tributação faz parte do planejamento médico contábil, cabendo ao profissional avaliar qual a melhor.

É possível contratar especialistas em contabilidade médica?

Ainda que o profissional tenha liberdade para escolher qual caminho seguir, é possível consultar especialistas em contabilidade com o objetivo de determinar a melhor opção.

A análise de dados permite que estratégias para o crescimento financeiro fiquem estabelecidas, o que inclui a redução legal no pagamento de impostos.

Quer saber mais sobre planejamento médico contábil? Conheça a atuação da Arbrent.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *