Cadastramento Sicaf: Do que se trata
Quer entender do que se trata o cadastramento Sicaf? Este conteúdo é para você. A Arbrent separou as dúvidas mais frequentes a respeito do Sistema de Cadastro de Fornecedores, além de fornecer um passo a passo sobre como realizar a inscrição nessa plataforma.
Como já foi adiantado, o sistema permite que fornecedores brasileiros tenham acesso às compras realizadas por órgãos públicos em todo o território nacional, além da participação em licitações públicas.
Esta é uma forma de controlar a contratação de empresas privadas na execução de serviços para órgãos públicos.
Os fornecedores podem se utilizar dessa ferramenta para oferecer serviços como a venda de produtos alimentícios para redes de educação ou construção.
O sistema e a entrega de documentação se tornaram integralmente digitais a partir de mudanças na legislação em 2017.
Atualmente, contam com dados integrados da Receita Federal do Brasil e de outros órgãos relacionados ao Poder Executivo Federal.
Há outras funcionalidades disponíveis quando o cadastramento Sicaf é realizado e você pode conferi-las a seguir.
Cadastramento Sicaf: Funcionalidades do portal
Além da participação em licitações e acesso às compras públicas, o cadastramento Sicaf também permite que fornecedores realizem outras atividades, como a participação em treinamentos online.
O portal também disponibiliza uma série de materiais para uso dos fornecedores, como os manuais de pregões eletrônicos, contendo informações sobre como realizar procedimentos de maneira adequada.
No site, é possível acessar exibições de webinários, ou seja, aulas e seminários que objetivam disseminar informações de aperfeiçoamento sobre os temas abordados e até uma calculadora financeira, criada para facilitar o trabalho de pregoeiros e membros de comissões de licitação.
Conheça agora o passo a passo para realização de cadastramento Sicaf.
Como fazer o cadastramento?
Para tornar o cadastro ativo, o fornecedor deve, primeiramente, acessar o Portal de Compras do Governo Federal e realizar a apresentação de documentos exigidos, além do Certificado Digital, que pode ser de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
A autenticação e padronização de informações prestadas ocorre por meio do Gov.br, portal que reúne atualmente a maioria dos serviços disponíveis pelo Governo Federal.
É preciso ressaltar que a entrega de documentação totalmente digital entre 2017 e 2021 e o portal de cadastramento Sicaf não exige o pagamento.
O fornecedor também deve se atentar à situação cadastral, que pode aparecer como “pendente” caso a entrega de documentos seja incompleta ou irregular.
rtanto, é comum que se recorra aos serviços de profissionais especializados em licitações.
A Arbrent é uma empresa que possui expertise para lidar com manutenção de informações no Sicaf. Quer conferir? Acesse já o site!