O que é planejamento tributário preventivo?
Há muitas formas de acompanhar e analisar a carga tributária de uma empresa. Entre as possibilidades, pode-se citar o planejamento tributário preventivo. De modo geral, o planejamento tributário é a reunião e organização das informações tributárias da empresa mediante um documento.
Assim, lembrar que todo tipo de planejamento tributário realizado por profissionais de contabilidade.
Quando utilizado em conjunto com outros documentos, é possível realizar análises relativas à parte financeira do estabelecimento, o que possibilita a visualização de possibilidades para ampliar negócios, realizar investimentos e economizar com pagamentos de tributos.
Se você quer saber quando fazer, continue no blog da Arbrent.
Quando fazer o planejamento tributário preventivo?
Existem diferentes tipos de planejamentos tributários que serão utilizados também em momentos distintos. O planejamento tributário preventivo, como antecipa o nome, ocorre quando há necessidade de analisar dados para antecipar a possibilidade de ocorrerem erros e, como consequência, encontrar a melhor maneira de evitá-los.
Um erro comum entre novos empreendedores é não conhecer as regras e limites para cada regime de tributação existente no Brasil.
Dessa forma, muitos acabam por abrir empresas que, por estarem classificadas em um regime tributário inadequado, pagam uma quantia maior do que deveriam em impostos. Para saber mais detalhes sobre os regimes tributários do Brasil, acesse o conteúdo do SEBRAE.
Portanto, o planejamento tributário preventivo deve ser realizado sempre que solicitado para evitar erros e despesas futuras.
realizado sempre que houver necessidade de avali
Agora que você já sabe quando elaborar esse tipo de documento, conheça as etapas que tornam isso possível.
Quais são as etapas de um bom planejamento?
O primeiro passo para realizar o planejamento tributário preventivo é saber se o empreendimento está no regime correto. Essa etapa é muito importante, uma vez que o tipo de regime ao qual a empresa está submetida vai conduzir para todos os outros detalhes envolvendo um bom projeto financeiro.
Se você já sabe qual o regime tributário, o próximo passo é verificar o desempenho de caixa do estabelecimento. Com esses dados, é possível analisar se há uma relação saudável de entrada e saída de recursos da empresa.
Com essas informações, a próxima etapa é organizar todos os dados de modo que seja fácil acessá-los e atualizá-los sempre que necessário.
Sempre bom lembrar que guardar essas informações é essencial, para possíveis casos de erros. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o profissional incumbido da função tenha experiência com a atividade de planejamento tributário, uma vez que há detalhes que podem passar despercebidos por olhares “viciados”.
Se você precisa de planejamento tributário preventivo para o seu negócio, conheça a contabilidade empresarial da Arbrent.
Um comentário sobre “Quando é realizado o planejamento tributário preventivo?”
songgz